Um dos objetivos do trabalho com as crianças de 4 anos é levá-las a diferenciar letras de números e desenho de escrita. Porém, esse trabalho em nossa opinião, precisa ser feito de modo significativo para as crianças. Em nossa prática buscamos alcançar tais objetivos por meio de atividades diferenciadas, que contribuem para o desenvolvimento da criatividade da criança e para o prazer de aprender.
É fundamental, para a construção da escrita do nome, que a criança saiba que desenhar é diferente de escrever a partir desta diferenciação que a criança começa a se dar conta de que precisa algo mais do que um desenho para poder escrever o seu nome, e então começam a aparecer em seus trabalhos as tentativas da escrita.
A primeira letra do nome próprio é sempre a mais reconhecida e escrita pelas crianças antes das demais. Muitas chegam a estabelecer uma relação de identidade que, em geral, as faz chamá-la de minha letra. É sempre aquela que reconhecem mais depressa em diferentes textos, cartazes e outros.
O bingo com os nomes das crianças auxilia os pequenos na construção da imagem do seu nome, possibilitando a exploração das letras que o compõem, comparação com as dos amigos, atenção, concentração e outras aprendizagens…
O Grupo 3 adorou o bingo com nomes, aprenderam e divertiram-se muito gritando: “Bingo !!!”
[nggallery id=30]