Educação Infantil

A transição do núcleo familiar para o âmbito escolar e social é importante,tanto para as crianças quanto para os pais. A preocupação maior é que a escola ofereça a segurança e se preocupe com a vida social da criança.

A Escola Algodão Doce Colorido recebe alunos de 4 meses a 5 anos de idade chamando esse primeira fase de Educação Infantil.

A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
  • desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  • descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
  • estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  • brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  • utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  • conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

Atividades Curriculares

Cada turma é formada de acordo com a faixa etária, com o desenvolvimento e necessidade de cada criança. As turmas estão sob a responsabilidade de profissionais capacitados que tem supervisão e orientação da Equipe Pedagógica.

As turmas possuem horários pré-estabelecidos para atividades diversas nos campos de conhecimento trabalhados, como: linguagem, raciocínio lógico-matemático, ciências naturais e sociais, psicomotricidade, ateliê de artes, projetos multidisciplinares; além de horários de atividades externas (pátios, casinha e quadrinha), lanche, aulas livres, e a parte diversificada do currículo.

Período Integraldas 7:00 às 19:00 hs
Período Pedagógicodas 8:00 às 12:50 hs
  • a escola permanecerá aberta durante os meses de férias escolares (Janeiro e Julho), visando o atendimento das famílias que necessitarem deixar seus filhos na escola.
  • a escola permanecerá fechada durante a primeira quinzena de Janeiro e a última semana de Julho, para serem realizadas manutenções necessárias e atividades de planejamento docente.
  • com um mês de antecedência elaboramos e divulgamos nossa Programação de Férias e solicitamos a inscrição dos alunos, para melhor organizarmos nossas atividades.
  • o Curso de Férias não tem um custo extra para alunos de período integral, somente serão cobradas taxas relacionadas a passeios e atividades especiais. Para os alunos que frequentam a escola somente no período pedagógico (4 horas) será cobrada uma pequena taxa adicional.
  • a escola não emenda nenhum feriado para alunos da Educação Infantil.