Proposta Pedagógica

Em nossa concepção, a Escola é um espaço de convívio, no qual a constituição dos vínculos pessoais, educacionais e pedagógicos, assim como o diálogo, a reflexão e a aprendizagem são referencias essenciais para a construção da identidade dos nossos alunos.

Nossa atuação baseia-se em uma constante reflexão e avaliação das práticas educativas, uma vez que o modo como concebemos a relação ensino-aprendizagem baseia-se no principio de que o sujeito constrói o conhecimento a partir da interação que estabelece com o outro: seus pares, os adultos com quem convive, os objetos de estudo.

As opções curriculares que compõem o projeto pedagógico da Escola procuram contemplar as experiências prévias de aprendizagem e os conhecimentos adquiridos no decorrer do percurso do grupo e de cada aluno em particular. É a partir do olhar que os professores constroem acerca do que os alunos já assimilaram e do que ainda precisam aprender, que podemos planejar nossas ações, rever nossos procedimentos e propor intervenções que possibilitem avanços de aprendizagem.

Fica evidente, portanto, o lugar central que o ato investigativo, tanto por parte dos professores quanto dos alunos, ocupa em nossa concepção.

Dessa forma, organizar, sistematizar, avaliar, documentar e comunicar as pesquisas e descobertas durante a trajetória escolar são os desafios que pautam nosso trabalho, e evidenciam a marca da história vivida (no presente e no passado) e sua possibilidade de comunicação (no presente e no futuro).