Ensino Fundamental I

No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica da Escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e a sua inserção no ambiente social utilizando para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.

O objetivo maior é levar o aluno a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso desenvolver sua capacidade de observar, descobrir e pensar.

O trabalho pedagógico no Ensino Fundamental parte de uma concepção sócio-construtivista de educação, tendo como base os PCNs e a fundamentação teórica de alguns pensadores, como Jean Piaget, Vygotsky, Wallon e Paulo Freire. Uma concepção de metodologia que considere e respeite o fazer humano, deve ter a característica da construção e transformação contínuas, procurando permanente evolução.

Tal fazer não tem receitas prontas nem se constitui de método. Partindo da pluralidade e diversidade da essência humana, desafiá-la, questioná-la, ampliá-la, não podem ser ações únicas, devendo ser inspiradas por princípios claros e adaptadas a cada indivíduo.

Enfim, a nossa metodologia segue e se orienta pelos seguintes princípios:
Ser questionadora...
na medida em que apresenta as contradições básicas da vida com problemas que desafiam as pessoas nela envolvidas.
Ser integradora...
possibilitando às pessoas captarem o desafio e relacionarem com todas as dimensões da vida.
Ser crítica...
oportunizando a busca das causas dos problemas existenciais, sociais e políticos.
Ser criativa...
oferecendo a possibilidade de construir seu saber, partilhando suas experiência, inventando e reinventando seu mundo e ampliando sua cultura.
Ser permanente...
considerando os alunos como seres inacabados, numa realidade igualmente inacabada, tendo em vista sua plena libertação em busca do saber.

Proposta Pedagógica

No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica da Escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e a sua inserção no ambiente social utilizando para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.

O objetivo maior é levar o aluno a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso desenvolver sua capacidade de observar, descobrir e pensar.

Faz parte dessa longa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermedeiam o contato do aluno com o objeto de conhecimento.
É imprescindível nesse processo que valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno-aluno e aluno-professor, uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.

Tendo em vista uma formação ampla, as atividades propostas aos alunos do Ensino Fundamental I do Colégio Cavallieri devem contemplar o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético. Desta forma , buscamos desenvolver alunos com o seguinte perfil:
  • o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo a aquisição de conhecimentos e habilidades, o interesse científico e a formação de atitudes e valores;
  • compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
  • fazer do espaço escolar o momento privilegiado do processo ensino-aprendizagem e da construção do conhecimento;
  • tomar a realidade e as experiências do aluno como ponto de partida para o trabalho, reconhecendo sua diversidade;
  • propor atividades com sentido reais e desafiadoras e que sejam, simultaneamente, significativas e prazerosas, incentivando a descoberta, a criatividade e a visão crítica;
  • enfatizar a participação e a ajuda mútua, possibilitando a construção da autonomia e da colaboração;
  • proporcionar a interação social do aluno e o fortalecimento de sua autoimagem positiva;
  • estimular a interação e participação familiar na vida escolar da criança;
  • desenvolver a autonomia intelectual, a criatividade, e a capacidade de pesquisa;
  • desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita, através do uso funcional da linguagem;
  • desenvolver a capacidade de raciocínio lógico-matemático e o interesse científico;
  • desenvolver a autonomia moral, entendida como assimilação de valores discutidos, analisados e eleitos conscientemente;
  • desenvolver processo de construção da individualidade e prática de cidadania consciente;
  • desenvolver o comprometimento do educando com o seu próprio crescimento e do grupo, o interesse de participação com responsabilidade, a cooperação, o companheirismo, a amizade e o respeito;
  • cultivar visão crítica da realidade, de valores e atitudes que ajudem o educando a assumir um compromisso de agente participativo e transformador da sociedade.

Horários

Período Integraldas 7:00 às 19:00 hs
Período Pedagógicodas 8:00 às 12:50 hs